A fotografia de casamento muda muito ano após ano. Hoje, vejo uma tendência de fotógrafos só postarem fotos de ensaios de casal, mas o casamento é bem mais que isso, é um rito cheio de mensagens em suas entrelinhas: O vestido de noiva da mãe que foi readaptado para a filha, o pai dando o nó na gravata do filho que vai sair de casa, a mãe do noivo ajudando a colocar o paletó como fazia quando ele era pequeno…
Quando vou fotografar um casamento, mais do que um bom retrato do casal, eu procuro conexões. Sabe quando na casa das avós tem um monte de porta-retratos com fotos de casamentos dos pais, dos tios e dos primos, todos com a mesma pose ou parecida, normalmente perto do bolo?
Eu curto “perder” 3 minutinhos que eu teria a mais no ensaio, pra fazer essa foto e garanto que o casal, mesmo com pressa, vai querer também, pois ela tem significado dentro da estrutura familiar deles.
Casamento é um evento social, nosso trabalho é contar a história da fusão de duas famílias, como elas são na sua individualidade, suas diferenças e suas semelhanças, enfim, buscar o signo das coisas e não tentar resignificar o que nos é dado como material.
Se fosse pra fazer isso, não fotografaria casamentos e sim publicidade. 😉